Categorias
Notícias

COMÉRCIO PODERÁ ABRIR AS SUAS PORTAS NO FERIADO DO DIA 11 DE JUNHO

A prerrogativa de firmar Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho são dos Sindicatos Representativos. Em 28 de Abril passado, o Sindilojas Fronteira Noroeste e o Sindicato dos Comerciários de Santa Rosa firmaram Aditivo na Convenção Coletiva 2019/2020 em meio a Pandemia do Covid-19 com o intuito de flexibilizar as regras contidas no Instrumento Normativo.
O Aditivo prevê a possibilidade de as empresas do comércio representadas pelo Sindilojas poderem trabalhar em horários extras, em domingos e feriados como forma de compensar as horas de dispensa enquanto o comércio esteve impedido de trabalhar por força de Decretos Estaduais e Municipais. Desta forma no próximo dia 11, feriado Nacional,  as lojas estabelecidas nos municípios da base de representação poderão trabalhar com utilização de funcionários.
Para o presidente do Sindilojas, Sr. Leonides Freddi esta data é muito especial por ser véspera do Dia dos Namorados e como o restante das atividades econômicas estarão fechadas, é uma ótima oportunidade para melhorar os indicadores de vendas que estão abaixo do esperado para a época.
As empresas que desejam aproveitar esta oportunidade podem se dirigir ao Sindilojas para serem orientadas sobre as providencias que devem tomar para não incorrerem em infração e sofrerem penalidades.

Categorias
Notícias

Em Santa Rosa apartir do dia 11 de maio é obrigatorio o uso de máscaras.

Prefeito Vicini lança novo decreto exigindo obrigatoriedade ao uso de máscara em Santa Rosa a partir do dia 11 de maio.
Fica proibido tambem o uso compartilhado de chimarrão tererê em praças, parques e locais públicos.

Acesse e confira o novo decreto.

Categorias
Notícias

NOTA OFICIAL – SINDICATO EMPRESARIAL DO COMÉRCIO VAREJISTA FRONTEIRA NOROESTE

A entidade acima identificada, representante dos empregadores do comercio varejista de Santa Rosa e região, vem a público, através desta NOTA, comunicar e esclarecer as providências recomendadas em conformidade à Convenção Coletiva de Trabalho e Aditivo.

CONSIDERANDO que a rotina de trabalho foi alterada pelos Decretos Municipal e Estadual;

CONSIDERANDO que muitos trabalhadores foram impedidos de cumprir as jornadas de trabalho fixadas em seus contratos individuais de trabalho;

CONSIDERANDO que os empregadores, na sua grande maioria Micro e Pequenos Empresários do Comércio, tiveram seu direito de trabalhar suspenso;

CONSIDERANDO que com o fechamento das lojas, os empregadores ficaram sem os recursos financeiros provenientes das operações comerciais diária para organizar o fluxo de Caixa e poder honrar integralmente seus compromissos.

RECOMENDAMOS, que Empresários e Trabalhadores estejam juntos e solidários para o enfrentamento da Crise, com o objetivo de amenizar os efeitos presentes e futuros, tornando-os mais moderados e suportáveis.
Assim sendo as entidades que representam as categoria (Empresários e trabalhadores), em 19.03.2020 firmaram ADITIVO à CCT oportunizando:
1 – Conceder Férias aos trabalhadores, mesmo que de forma proporcional (Período aquisitivo incompleto), priorizando as pessoas consideradas de Risco, ficando dispensado o prazo de aviso prévio previsto em Lei.
2 – Ampliar o Banco de Horas para reposição das horas não laboradas durante o período de paralisação até 31.12.2020.
3 – As medidas de flexibilização são facultativas, mas condicionadas a adesão pelas empresas mediante assinatura ao ACORDO COLETIVO.

OBSERVAÇÕES:
Portanto, para que a empresa possa se beneficiar das condições acima estabelecidas em CONVENÇÃO COLETIVA, é indispensável a adesão ao ACORDO COLETIVO.
A não adesão impedirá a empresa de:
a) – Conceder férias sem o devido aviso prévio;
b) – Exigir do trabalhador a reposição das horas não laboradas durante o período que o trabalhador ficar impedido de cumprir jornada de trabalho por conta da paralisação da atividade.
Ressalta-se também que a CCT 2019/2020 prevê banco de horas de 60 (sessenta) horas e de 60 (sessenta) dias para compensação ou reposição.

4 – O prazo para adesão ao ACORDO COLETIVO se encerra em 30.04.2020.

5 – Em breve disponibilizaremos novo Aditivo que oportunizará as empresas e trabalhadores firmarem Acordos Individuais e Coletivos para redução de Horário de Trabalho e de Salário em conformidade ao disposto na MP 936 que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

SINDICATO EMPRESARIAL FRONTEIRA NOROESTE
GESTÃO 2018/2022
Leonides Freddi – Presidente

Categorias
Notícias Sindilojas na Mídia

Sindilojas Santa Rosa e Sebrae RS realizam capacitações para o Campus Fashion Week 2019.

Foi finalizada na última quarta-feira dia 07 de agosto, a segunda etapa do Campus Fashion Week 2019 no Sindilojas Santa Rosa. O evento realizado pela Rádio Unijuí FM e Sebrae, conta com o apoio do Sindilojas Santa Rosa, e tem como objetivo promover capacitações, workshops, palestras, oficinas, desfiles, desafios, além de trazer as novidades da moda para o segmento do varejo. Na primeira etapa, as onze empresas participantes, realizaram a Oficina de Fotos e Linguagem Visual, onde puderam aprender mais sobre técnicas de fotos para as mídias sociais. Já na segunda etapa, o professor Marcos Tonin ministrou a oficina de Marketing 4.0, onde abordou assuntos como posicionamento de marca, definição de personas, marketing de conteúdo e como gerar engajamento nas redes sociais.

Para a etapa final, os participantes irão participar de um Desafio Digital, onde irão aplicar na pratica os conhecimentos recebidos nas capacitações. A premiação ocorrerá no Campus Fashion Week na cidade de Ijuí RS, no dia 06 de setembro, onde irá ocorrer o maior evento de moda do interior do RS, com palestrantes como o estilista Ronaldo Fraga, a editora de moda da revista Marie Claire Larissa Luchese, influenciadores digitais entre outros.

Quem estiver interessado em participar do evento em Ijuí no dia 06 de setembro, deverá entrar em contato com o Sindilojas Santa Rosa, através do telefone 3512 6380.   

Categorias
Notícias Sindilojas na Mídia

SINDILOJAS E SINDICOMERCIARIOS ASSINAM CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Na tarde de terça-feira, 08/10, as entidades através de seus presidente assinaram o Instrumento Normativo (CCT) 2019/2020 que se estende a todas as empresa do comércio varejista, definido pelo  Estatuto Social da entidade em seu Art. 1° e Parágrafos. A Convenção Coletiva define os Pisos Salariais dos trabalhadores e estabelece regras nas relações de trabalho entre empregadores e trabalhadores.

Convém destacar que a Reforma Trabalhista promovida pela Lei 13.467 de 13 de Julho de 2017,  promoveu e valorizou a Convenção Coletiva. Com isso prevalece o acordado sobre o Legislado. Assim sendo, recomendamos que empregadores e trabalhadores observem  as condições estabelecidas em suas 62 cláusulas. A integra da Convenção Coletiva 2019/2020 está disponível no Site www.sindilojas-santarosa.com.br e  www.comerciariossantarosa.com.br

Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail executivo@sindilojas-santarosa.com.br ou sec.sra@terra.com.br