Domínio básico de informática é pré-requisito para o mercado de trabalho

Docente do Senac Santa Rosa destaca a importância do conhecimento no momento atual 

Dominar as ferramentas básicas de informática deixou de ser um diferencial para o mercado de trabalho e tornou-se um pré-requisito no momento atual, pois as tecnologias estão inseridas nas mais variadas atividades e em diversos equipamentos e ferramentas de trabalho, principalmente em razão da migração do físico para o digital. De acordo com o orientador educacional e docente dos cursos de Informática do Senac Santa Rosa, Rodrigo Schieck, o conhecimento exigido pelo mundo profissional é sempre o básico do pacote de aplicativos office. “Editor de texto, planilhas de cálculo, apresentador de slides e a navegação na internet, que inclui a utilização de e-mail e redes sociais”, explica. 

O conhecimento nessas tecnologias promoverá inúmeras facilidades no trabalho, como escrever um texto adequadamente, planejar uma apresentação, organizar finanças em planilhas, dominar sistemas internos das organizações etc. Para o docente, o profissional que possuir esse domínio terá mais produtividade no desenvolvimento de suas tarefas. A tecnologia será sua aliada e não uma dificultadora ou um empecilho. Além disso estar preparado para novas oportunidades é essencial. 

Para quem não é familiarizado ou não possui grande domínio das ferramentas, Rodrigo indica que busque se familiarizar o mais rápido possível. Dessa forma, cursos básicos podem ajudar muito, pois são uma forma de introduzir-se no meio tecnológico, auxiliando, também, na utilização de softwares utilizados pelas empresas. “O colaborador terá noção, por exemplo, de usar os ‘menus’, como imprimir etc. Muitas coisas são padronizadas, portanto o conhecimento de um software poderá facilitar na utilização de outro”, afirma. 

Um desses cursos básicos é o de Informática Fundamental Office e Mobile do Senac Santa Rosa. Com carga horária de 60 horas, a formação ensina o aluno a utilizar o computador e seus principais recursos como editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, bem como a realizar pesquisas e comunicação por meio da internet e do celular.  O participante também aprende a utilizar ferramentas de busca; listar sites favoritos; usa o e-mail; fazer downloads; salvar conteúdo das páginas; instalar aplicativos para celular; enviar mensagem, foto e vídeo e muito mais. “A metodologia adotada é diversificada e possibilita a participação do aluno de forma ativa no desenvolvimento dos conhecimentos através de atividades práticas e de resolução de problemas ou elaboração de projetos”, ressalta o docente.

Um grande benefício para associados e colaboradores do Sindilojas, é a parceira de 20% de desconto em todos os cursos presenciais do Senac Santa Rosa, incluindo os cursos na área de informática. Essa parceria também é válida para os dependentes de 

Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.senacrs.com.br/santarosa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3512-2522 ou pelo WhatsApp 55 99117-7531. O Senac Santa Rosa fica localizado na rua Santa Rosa, 1827, no bairro Centro.